MISS BRASIL GLOBO E PROFESSORA SÃO HOMENAGEADAS PELA CÂMARA DE VEREADORES

Duas personalidades de Parauapebas foram homenageadas pela Câmara Municipal com a entrega de moções de congratulações em sessão solene realizada nesta terça-feira (5). A professora Maria do Carmo e a Miss Brasil Globo 2021 Aeny Borges receberam as honrarias propostas pelos vereadores Francisco Eloecio (Republicanos) e Josemir Santos (Pros), respectivamente.

Homenageadas com vereadores ao final da solenidade.

Maria do Carmo
Maria do Carmo Oliveira Pereira, popularmente conhecida como “Duca”, é natural do Estado da Paraíba e chegou a Parauapebas juntamente com sua família em 1984. No ano seguinte, iniciou a carreira pública como professora na rede municipal e depois na rede estadual. Já exerceu atividades nas secretarias municipais de Educação, de Cultura e, atualmente, na Secretaria da Mulher.

A honraria foi concedida a Maria do Carmo por meio da Moção de Congratulação nº 1/2021, proposta por Francisco Eloecio e aprovada por todos os vereadores. Ao fazer a entrega da placa, o autor ressaltou a trajetória da homenageada na luta pelos direitos das mulheres.

“Moro há 30 anos nesta cidade e tenho acompanhado quem de fato tem feito grandes transformações sociais em Parauapebas. Sem sombra de dúvidas, a Maria do Carmo teve e tem um papel fundamental de transformação na defesa dos direitos das mulheres. Ela representa todas as mulheres guerreiras, que fizeram história juntas desde o primeiro encontro da mulher e na implantação da Secretaria da Mulher. Maria do Carmo tem contribuído com a evolução das políticas públicas voltadas para as mulheres”, enfatizou Francisco Eloecio.

A homenageada agradeceu à Câmara, aos parlamentares e em especial a Francisco Eloecio e à secretária municipal da Mulher, Edileide Batista, que sugeriu a entrega da honraria pela Casa de Leis, como reconhecimento pela atuação da servidora. Durante seu pronunciamento, Maria do Carmo enfatizou a importância que os movimentos sociais têm para transformar a cidade.

“É através da sociedade civil organizada que chegamos a ter políticas públicas sociais coerentes. E são ações desse tipo, como essa honraria, que fazem o servidor público acreditar a cada dia que quando a gente acorda vale a pena desenvolver um serviço com mais integridade e afinco”, destacou.

Aeny Borges
A modelo Aeny Borges Silva, de 22 anos, nasceu em Altamira (PA), mas mora em Parauapebas desde os seis meses de vida. Ela foi a grande vencedora do concurso Miss Brasil Globo 2021, realizado em Brasília (DF), no mês de setembro.

Na final do concurso, Aeny usou um traje de gala com o tema “A Rainha dos Minérios”, em homenagem ao Pará e a Parauapebas. Vencedora, ela vai representar o Brasil no concurso Miss Globo Internacional, que será realizado na Albânia, na Europa.

A homenagem foi proposta pelo vereador Josemir Santos, por meio da Moção de Congratulação nº 2/2021, e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.

“Me sinto muito feliz e é motivo de orgulho para Parauapebas ter uma miss do município, pela primeira vez. Aeny ganhou em todas as etapas do concurso, ganhou em Parauapebas, no estado e em Brasília. Agora vai representar o Brasil na Albânia e com certeza será miss internacional”, enfatizou Josemir Santos.

O proprietário da Agência Miss Model, Ray Rezende, que assessora Aeny, discursou durante a solenidade e ressaltou que o concurso vai além da representação da beleza da mulher paraense, pois retrata também a cultura e o turismo de Parauapebas e do Pará.

“Aeny fez um vídeo que poderia exibir os pontos turísticos de Belém, mas ela preferiu mostrar Parauapebas. Ela representa a beleza, a garra e a dedicação das mulheres e a cultura de Parauapebas, do Pará. Se ela chegar a conquistar o pódio internacional, vai inspirar muitas meninas que querem seguir essa carreira de modelo e é muito importante que ela represente a cultura da sua cidade, do seu estado e do seu país, porque uma nação que anda de mãos dadas com a cultura e o turismo constrói sua história”, destacou.

Em sua fala, Aeny agradeceu à Câmara pela homenagem e à torcida que recebeu durante o concurso. A miss também pediu apoio dos parlamentares para participar da competição fora do país.

“Eu gostaria de agradecer a todos que me deram muito carinho e apoio, me ajudaram muito durante a participação no concurso em Brasília. E quero pedir o apoio dos vereadores, para a nossa viagem. Acredito que todos somos belos, pois a maior beleza é a que vem de dentro, é a que você transparece para as pessoas, são as suas raízes. Na Albânia eu irei representar a mulher de Parauapebas, que é uma mulher guerreira, que vem lutando desde sempre e a mulher do Estado do Pará e do Brasil, não somente com seus belos traços, mas com sua determinação e força de trabalho para conseguir tudo que precisa”, finalizou.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021
Gostou do conteúdo? Então compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *